quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Conheça o jogo Crop Rotation


Nesta postagem falaremos sobre o nosso primeiro jogo Print-and-play. Para quem não conhece a expressão, é um jogo disponibilizado pelos criadores, gratuitamente, para que nós possamos, literalmente, imprimir e jogar. E, claro, o criador do jogo gostaria muito de receber a opinião e sugestões dos jogadores.

Em inglês, o termo "Crop Rotation" significa Rotação de Culturas, que nada mais é do que o plantio alternado de diferentes culturas para beneficiar o solo. E é exatamente essa a dinâmica deste jogo, leve, simples de explicar, mas muito divertido. E, além de tudo, com um custo bem acessível.

No jogo Crop Rotation, você irá cultivar feijão, milho e soja e, para ganhar, precisará colher mais do que seus adversários.



O jogo possui um tabuleiro central, onde todos os jogadores compartilham o plantio, além de fichas de cultura e cartas de objetivo.


No início da partida cada jogador recebe três cartas de objetivo. Cada carta possui um padrão de cultivo a ser montado.


O último jogador a ter plantado algo dará início à partida, rolando o dado. Como é um jogo Print-and-Play, você pode escolher entre um dado comum, de seis faces, ou personalizar um dado com as imagens fornecidas nos arquivos. O resultado obtido no dado oferece ao jogador a possibilidade de utilizar alguns efeitos especiais, mas não é obrigatório o uso, ficando a critério do jogador.



Após rolar o dado, o jogador adiciona uma nova cultura no tabuleiro de plantio, conforme a sua escolha (milho, soja ou feijão), e utiliza o resultado do dado, se quiser.


Depois que o jogador efetuou o seu plantio, todos devem verificar se algum objetivo das cartas foi completado e anuncia aos demais. As peças de cultivo podem ser compartilhada para cumprir os objetivos de um ou mais jogadores. Cada carta completada contabiliza um ponto de vitória.

Após a verificação das pontuações, todas as peças utilizadas para pontuar devem ser “colhidas”, retiradas do tabuleiro. Se um jogador montou uma trilha de três peças do mesmo tipo de plantação, ele retira mais uma carta de objetivo da pilha.

O vencedor da partida será o jogador que primeiro atingir a quantidade de pontos, conforme o número de jogadores:

- 2 jogadores: 9 pontos
- 3 jogadores: 7 pontos
- 4 jogadores: 5 pontos


Crop Rotation nos surpreendeu. Mostrou-se uma ótima opção de jogo, a um custo baixo, em relação aos jogos comerciais, e a qualidade das imagens em nada fica atrás de bons jogos vendidos nas lojas.

As cartas e o tabuleiro foram impressos em papel couchê 300, e o manual em couche 170. O resultado ficou excelente. As peças de cultivo também foram impressas em couchê 300, mas o arquivo possui uma opção de impressão em papel adesivo, para ser colocado em peças que podem ser adquiridas avulsas. Uma opção para aquisição dessas peças é o site Ludeka. Se a opção for pelas peças impressas, na mesma opção de papel que descrevemos aqui, o custo sairá aproximadamente R$ 30,00.


As imagens que usamos foram retiradas do manual em formato pdf, e as fotos foram do jogo impresso e montado.

Crop Rotation e as crianças

O jogo se mostrou muito bom para jogar com as crianças. A arte é bem atrativa aos pequenos, o jogo é fácil de explicar, até para crianças que não estão acostumadas com jogos de tabuleiro. Além de proporcionar bons momentos de diversão em família.

O fato dos padrões das cartas poder ser formado em qualquer direção (exceto espelhada). O jogo estimula o raciocínio espacial, além de exercitar a atenção dos pequenos, já que eles podem marcar pontos nas jogadas dos outros jogadores.


Ficha Técnica


Número de jogadores: 2 a 4
Duração da partida: 20 a 30 minutos
Faixa etária: +8 anos
Autor / Editora: Eduardo Guerra / Studio Teia de Jogos
Design / Arte:
 Jonatas Bermudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário