quarta-feira, 11 de maio de 2016

Capture facções em Sapotagem




Sapotagem é o primeiro jogo da Ace Studios que falaremos aqui no blog. Nesse jogo, cada jogador é membro da Agência S.A.P.O. (Sistema Anfíbio de Pulos e Operações) e trabalha com quatro agências de inteligência para capturarem facções de animais.


O jogo possui 52 cartas, muito bem produzidas, com cores marcantes e desenhos divertidos, 20 marcadores de pulo, 2 marcadores de trunfo, 1 carta de trunfo e 6 cartas de ajuda, além do manual. 
Cada carta de jogo conta, basicamente, com três informações essenciais. Em uma metade da carta, cada uma pode ser de 4 cores distintas representando as quatro agências:



- Amarela: Frogland Yard
- Azul: Frog Bureau of Investigation
- Verde: IB6 – Inteligência Bratáquia 6
- Vermelha: S.A.L.T.O – Setor Anfíbio de Libertação Tática de Objetivos


Na outra metade da carta está a informação da facção à qual a carta pertence, que podem ser: Sapos, Patos, Cavalos, Porcos, Ursos e Pássaros


Além disso, cada carta possui um valor específico, que determinará o vencedor da rodada.
Em cada rodada, os jogadores têm duas opções: jogar uma carta ou pular.
O jogador que inicia a rodada define a cor a ser seguida. A carta retirada da pilha ao centro da mesa define a cor do trunfo. Cada jogador só poderá jogar cartas da mesma cor definida pelo jogador inicial. Só será permitido jogar uma carta de outra cor caso não tenha em sua mão a cor definida para a rodada. Neste caso, poderá jogar a cor do trunfo. Se uma carta da cor do trunfo for jogada, ela tem prioridade sobre as outras cartas, podendo ser batida apenas por uma carta de valor maior da cor do trunfo.
O vencedor da rodada é quem jogou a carta mais alta da cor seguida ou da cor do trunfo e leva todas as cartas jogadas, além da carta que determina o trunfo da rodada. O jogador vencedor, então, leva as cartas recolhidas para sua coleção. Essa coleção é formada pelos símbolos de facção  estampados em cada uma das cartas.

O objetivo do jogo é colecionar símbolos de fações para marcar pontos. Mas com muita cautela! Dependendo da quantidade de cartas de uma mesma facção você poderá perder pontos, ao invés de somar, o que proporciona a estratégia do jogo, pois além de cuidar da sua coleção, você poderá atrapalhar a coleção de outro jogador.
Além de tudo isso, temos também as bombas-relógio, que só te dão pontuação positiva se você possuir todas as 4 disponíveis no jogo.

No final do jogo, cada jogador ganha ou perde pontos de vitória para cada tipo de facção que possui, dependendo da quantidade de integrantes em cada uma. Vence aquele que conseguir a maior pontuação entre todos os jogadores.

Sapotagem e as crianças

Sapotagem é um jogo leve, muito bonito e divertido. As cartas com informações diversificadas são uma excelente sacada. Ótimo para jogar em família, principalmente com pessoas que não são acostumadas com jogos com regras mais complexas.

Também é uma ótima opção para jogar com as crianças, pois a sua temática é muito atraente aos pequenos, que se divertem com as cores vivas e com os animais que são reunidos em suas coleções.

Como não poderia deixar de ser, os pequenos adoram fazer os adultos perderem pontos colocando cartas indesejadas na coleção dos maiores. Isso faz com que as crianças prestem atenção à toda rodada e consigam pensar de maneira mais abrangente, elaborando estratégias e planejando até o momento certo de perder uma rodada.

A dinâmica do jogo faz com que desenvolva o raciocínio, ao passo que a criança deve pensar na pontuação da rodada e ao mesmo tempo levar em consideração sua coleção de animais, criando assim, uma metodologia para tomada de decisão.


Ficha Técnica:

Jogadores: 3 a 6
Idade: a partir de 6 anos
Duração: 20 minutos
Fabricante/Desenvolvedora: ACE Studios

Onde comprar:

Em Florianópolis, o jogo pode ser adquirido na Dragon´s House.




Nenhum comentário:

Postar um comentário