segunda-feira, 28 de março de 2016

Perder para ganhar - Segundón (Why First?)


Nesse post vamos tratar de um jogo muito simples de aprender, mas que exige bastante estratégia para se conseguir vencer. Ou não vencer, no caso.

Segundón (Why First?) é um jogo ímpar, pois o objetivo não é chegar em primeiro e marcar mais pontos. O grande vencedor é quem consegue ficar em segundo lugar na pontuação final. Então, esse é o grande desafio. Coordenar as ações, para “não vencer”. Esse “detalhe” faz do Segundón um jogo extremamente original, e que quebra paradigmas nos jogadores.

Um jogo para 2 a 6 jogadores, a partir dos 7 anos, com a duração de 15 a 30 minutos.

O jogo é constituído de 5 corridas. Cada corrida possui 5 voltas.
Ao início de cada corrida, os jogadores recebem 5 cartas, que possuem valores de -4 até +5. As cartas irão determinar os movimentos dos jogadores.

Os jogadores ao mesmo tempo escolhem secretamente uma carta, colocando-a a frente de um jogador à sua escolha. É permitido colocar a carta para si mesmo. Depois todos os jogadores revelam as cartas à sua frente. Não há limite para o número de cartas que um jogador recebe, podendo não receber nenhuma carta, ou receber todas as cartas da rodada.

Após as cartas serem reveladas, cada jogador movimenta seu marcador no tabuleiro, conforme o somatório dos valores nas cartas. Muito importante observar que na 5ª rodada só é permitido jogar a carta para si mesmo. Portanto o jogador deve avaliar sua estratégia previamente.

Ao final das 5 rodadas, verifica-se o jogador (ou jogadores) que está em segundo lugar recebe os pontos referente à posição em que se encontra no tabuleiro. Por exemplo, o jogador mais distante no tabuleiro está na posição 8, e dois jogadores encontram-se na posição 5. Estes marcarão 5 pontos. As outras posições não marcam pontos, somente o segundo lugar.

Inicia-se uma nova corrida, com 5 voltas, da mesma maneira que a primeira. Ao final das 5 corridas, vence o jogador que estiver em segundo lugar na pontuação.

O jogo é muito divertido e engraçado. É um jogo familiar, rápido e desafiador. As regras são fáceis de entender e explicar.

Jogando com Crianças

Jogando com nossa filha de 7 anos, percebemos que ela teve um pouco de dificuldade de entender a ideia de que não era para chegar em primeiro lugar, e coordenar isso com as estratégias da partida. O que é muito bom, pois ajuda a desenvolver o raciocínio “fora da caixa”. Percebemos que o jogo, apesar de simples, vai ajudar muito nossa filha a desenvolver novas soluções para um desafio diferente.

Além disso, como os valores das cartas e do tabuleiro utilizam números negativos, também contribui para o desenvolvimento do raciocínio matemático um pouco mais elaborado do que ela estava acostumada.


Ficha Técnica:


Jogadores: 2 a 6
Idade: a partir de 7 anos
Duração: 15 a 30 minutos
Tipo: caixa básica
Desenvolvedora no Brasil: Conclave



Componentes:

- 1 Tabuleiro;
- 6 peões;
- 32 cartas.

Onde comprar:

Na web, na loja da própria Conclave.
Em Florianópolis, o jogo pode ser adquirido na Dragon´s House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário